Post Top Ad

O PAPEL DO CONSUMIDOR E O FUTURO DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO NO ALCAR 2018


Desde 1982 o mercado dos calçados esportivos nunca mais foi o mesmo. O motivo da revolução tem nome: Air Force One. Concebido pelo designer americano, Bill Kilgore, para a prática do basquete, o Air Force One foi um dos primeiros calçados em que a tecnologia das bolhas de ar - Air- foi empregada. 


O sucesso é comprovado através das mais de 1.700 combinações de cores lançadas até hoje, e tendo em vista a grande representatividade do produto, a Nike, em parceria com o blog brasileiro Sneakers BR e a loja paulista Guadalupe Store, organizou uma campanha especial para marcar a comemoração dos 35 anos do modelo. 

Batizada de “Sneakers BR Friends and Family - 35 anos de Air Force One”, a campanha reuniu 35 profissionais de ramos como design, música, criação de conteúdo e artes plásticas para personalizarem livremente um par calçado. Os profissionais podiam escolher entre as clássicas cores preto ou branco para aplicarem toda a criatividade de suas ideias. 

A estratégia representa uma tentativa de aproximação entre os consumidores e influenciadores e a Nike, na tentativa de proporcionar uma nova experiência com um modelo consagrado da marca, mas, por trás do processo, existe um conceito, que acredita na importância do consumidor como co-produtor. 

É sobre isso que Waldiane Fialho, Publicitária, especialista em Novas Tecnologias em Comunicação pela Fafi-BH, mestre em Artes Visuais (UFMG) e doutoranda em Administração pela PUC Minas, fala em sua oficina “Um novo modelo de negócio para as agências de publicidade”, na quinta edição do ALCAR, que ocorreu no dia 06 no campus Buritis do UNIBH. 




Com duas horas de oficina, Waldiane apresentou aos alunos presentes uma análise escrita por Pyr Marcondes, na qual o autor narra suas visões sobre o futuro das agências de propaganda e o que os profissionais precisam fazer para não se perderem nas mudanças do mercado, tendo entre elas, a aceitação do consumidor como co-produtor. 

Além disso, o tempo final foi reservado para uma atividade prática realizada no editor de fotos online, Canva, onde foi solicitado que, em duplas, os estudantes montassem infográficos, apontando pontos do texto que foram considerados relevantes.


O Alcar Sudeste 2018 ocorreu nos dias 5 e 6 de junho no Centro Universitário de Belo Horizonte, contou com mais de vinte oficinas, ministradas por especialistas e atrações musicais. Comunicação, tecnologia e aprendizados. Não se pode negar que esta edição realmente surpreendeu e cativou quem passou por lá!

FONTES: 
Friends & Family – 35 Anos De Air Force 1 – Parte 5. SneakersBR. Disponível em: <https://sneakersbr.co/sneakersbr-friends-family-35-anos-de-air-force-1-parte-5/ >. Acesso em: 07 JUN. 2018.

O setor vive sua maior crise desde que surgiu e precisa agora rever seu modelo de negócios ou sofrer com a indecisão. Pyr Marcondes. Disponível em: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-
pyr/2016/05/16/agencias-de-propaganda-o-que-sera-delas.html&gt;. Acesso em: 07 JUN. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad